Exercício 1. Neste exercício, você irá criar uma tabela de verdade, uma  expressão booleana e um circuito a partir da descrição do funcionamento de um circuito.

 

Descrição do funcionamento do circuito:

 

A paridade ímpar é um bit extra, anexado ao final de uma seqüência de bits, que é definido como sendo 1 ou 0, de modo que toda a string/cadeia (incluindo o bit de paridade) contenha um número ímpar de 1's.

 

Por exemplo, se a seqüência original de bits é 01101010, então  bit de paridade será 1, dando como resultado 011010101, com um número ímpar de 1's.

 

Se a string/cadeia original é 100110, o bit de paridade é 0, dando como resultado  1001100, uma vez que a sequência original de bits já tinha um número ímpar de 1's.

 

Sua tarefa:

 

Você deve criar um circuito que produz como saída o bit de paridade ímpar correto para acompanhar uma entrada de 3 bits (uma sequência de 3 bits). (Por exemplo, se a entrada forem três bits 1, isto é 111, então o bit de paridade deverá ser 0).

 

Crie a tabela verdade correspondente a essa função paridade, identifique a expressão booleana correspondente (usando a forma normal disjuntiva, também conhecida como forma canônica de mintermos), e construa o circuito usando o Applet disponível em http://www.lnaffah.com/ioc/LogicSim/LogicSim  e em http://www.manuf.bme.hu/gdf/LogicSim/LogicSim.htm ou outra ferramenta similar. Você deve imprimir e anexar o circuito.

 

Exercício 2. Obtenha a função booleana para o circuito abaixo:

 

Usando as propriedades da álgebra booleana simplifique ao máximo essa função e construa um novo circuito equivalente. Demonstre que esses circuitos têm o mesmo funcionamento.