A pilha de protocolos


Este applet ilustra como uma mensagem vai desde a máquina de origem para a máquina destino através de uma ou mais redes. Entre a origem e o destino estão nós intermediários constituídos por máquinas chamadas de roteadores, que conectam as redes. O software de rede na máquina de origem, nos roteadores, e na máquina de destino é organizado em camadas com um tipo de protocolo por camada. A seqüência de protocolos por camadas é chamada de pilha de protocolos. A pilha de protocolos utilizados na Internet é chamada de pilha de protocolos TCP/IP. Esse nome é usado porque o Transmission Control Protocol (TCP) e o Internet Protocol (IP) são os protocolos mais importantes dessa pilha. De cima para baixo, a pilha de protocolos TCP/IP pode ser organizada nas seguintes camadas, provenientes do modelo OSI: aplicação, transporte, rede, enlace e física.

Clique no botão Iniciar para assistir à simulação de uma mensagem sendo enviada a partir da camada de aplicação da máquina de origem para a camada de aplicação da máquina de destino. A mensagem se move para baixo através das camadas na máquina de origem, para cima através das camadas n primeiro roteador, de volta para baixo, através das camadas no segundo roteador e finalmente para cima através das camadas na máquina de destino. Cada camada é mostrada em uma cor diferente.

Além de mostrar o conceito básico de como uma mensagem deve atravessar as camadas de protocolo, este Applet ilustra vários outros conceitos, incluindo encapsulamento e fragmentação. Os botões de rádio podem ser usados para ilustrar a fragmentação. O primeiro conjunto de botões de rádio é utilizado para seleccionar o tamanho máximo de uma mensagem que pode ser enviado através da primeira rede. O segundo conjunto de botões de rádio é usado para seleccionar o tamanho máximo de uma mensagem que pode ser enviado através da segunda rede. Você pode alterar as seleções dos botões de rádio e, em seguida, clicar no botão Iniciar para ver quando ocorre a fragmentação. Para mais informações sobre como usar o applet e os conceitos nos quais está baseado, siga os links abaixo. Após ler esse material, você terá condições de executar as atividades previstas no Laboratório

Quais os conceitos que este applet está ilustrando?

Laboratório

Versão Atual: Fevereiro de 2004

Copyright (C) Mark A. Holliday. Todos os direitos reservados. Tradução para a língua portuguesa: Lindenberg Naffah Ferreira.